A ACCELUM PORTUGAL está empenhada em contribuir ativamente para um futuro sustentável e ser parte da solução para os grandes desafios globais, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável.
O alumínio é um material que preserva as suas características originais mesmo após reciclagem. A sua natureza infinitamente reciclável, tornam-no num elemento chave na economia circular.
A economia circular do alumínio procura otimizar a gestão do ciclo de vida deste metal extraordinário. Ao contrário dos modelos lineares de produção, nos quais os materiais frequentemente seguem uma trajetória linear (extração → fabricação → uso → descarte), a abordagem circular propõe um ciclo fechado. Isso significa que, tanto os sobrantes de produção assim como produtos de alumínio em fim da sua vida útil, são recolhidos e reintegrados na cadeia produtiva por meio da reciclagem. Em vez de serem descartados, esses materiais são reutilizados, contribuindo para a redução de resíduos e promovendo um uso mais eficiente dos recursos.
Mais de 75% de todo o alumínio
produzido continua a ser utilizado
A reciclagem de alumínio consome significativamente menos energia do que a produção primária, permitindo uma redução substancial nas emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a reciclagem do alumínio contribui para a conservação de recursos naturais, uma vez que o metal pode ser reciclado indefinidamente sem perder as suas propriedades essenciais. Este ciclo prolonga a vida útil do alumínio, diminui a dependência de novas extrações de matérias-primas, como a bauxita (principal fonte de alumínio) e reduz a pegada ambiental associada ao processo de produção inicial, contribuindo assim para a construção de uma economia mais resiliente e sustentável.
Contudo, a preocupação da ACCELUM PORTUGAL com a Sustentabilidade, vai além do processo produtivo, reconhecendo a sua responsabilidade em instigar a importância da economia circular na comunidade interna, parceiros e clientes através de iniciativas de conscientização sobre reciclagem e reutilização.
Financiado como parte da resposta da União Europeia à Pandemia da COVID-19
Financiado como parte da resposta da
União Europeia à Pandemia da COVID-19
© 2023 ACCELUM PORTUGAL